Área do aluno

Nossa História

EETAD, uma história única e irrepetível!

Nossa história não é apenas a saga de um instituto bíblico e sua permanência ao longo de décadas. A história da EETAD entrelaça-se com a narrativa do movimento pentecostal no Brasil e no mundo. É a mesma narrativa das Assembleias de Deus brasileiras. Trata-se da história de várias pessoas, todas reunidas de maneira soberana com a missão de cumprir uma visão celestial confiada por Deus ao Missionário Bernhard Johnson.

historia-01b.webp
historia-01b.webp

No ano de 1976, durante uma noite que marcaria para sempre as vidas de diversos missionários, pastores, professores e um sem número de futuros alunos, o irmão Bernhard Johnson foi despertado por um ser angelical.

O mensageiro de Deus o chacoalhou na cama, fazendo-o sentar-se para assistir a uma visão celestial que se descortinava diante dele, como um filme projetado em tela. Naquela madrugada, no quarto de sua casa em San José, na Califórnia, o Missionário Bernhard Johnson Jr. leu os nomes, enxergou os rostos, contemplou os planos e vislumbrou os detalhes daquela que seria a mais duradoura tarefa de seu ministério.

Bernhard Johnson enxergou os detalhes do que fazer para trazer à luz a Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, a amada EETAD. Era algo posto por Deus diante dele, algo que sobreviveria ao próprio homem de Deus e que seria um legado espiritual às várias gerações de crentes pentecostais no Brasil e em outras nações.

A partir daquele momento, as energias do servo de Deus foram divididas entre o trabalho pulsante das Cruzadas Bernhard Johnson e os preparativos para a fundação da EETAD. As cruzadas, aliás, seguiam impressionantes. Iniciadas nos anos 1950, as aglomerações evangelizadoras se tornaram conhecidas no Brasil e no mundo, pois nelas o Senhor curava maravilhosamente, libertava inquestionavelmente, batizava com poder e salvava irresistivelmente.

Convicto de sua chamada como evangelista, como ganhador de almas, o Pr. Bernhard Johnson pediu ao Senhor que confirmasse os planos para a EETAD, pois o servo do Senhor se via como pregador apenas, e não como um ensinador. O Pai Celestial confirmou-lhe a visão a respeito da EETAD, pois o evangelismo e o ensino caminham juntos, realizando assim a grande comissão.

Obediente à visão celestial, o pregador das multidões reuniu a equipe de notáveis que lhe fora indicada por Deus, iniciando a composição dos abençoados livros da EETAD, uma biblioteca que tornou-se em patrimônio da teologia pentecostal brasileira.

Em 1979, após esforços e sacrifícios pessoais oferecidos pelo Pastor Bernhard, sua família e pelos obreiros que o cercavam, os primeiros edifícios do complexo teológico estavam em pé, e a EETAD estava pronta para iniciar uma transformação no modo como os assembleianos brasileiros se relacionavam com o estudo continuado da Bíblia.

Ainda nos anos 1970, o estudo bíblico sistemático não era bem-visto no Brasil. Muitos irmãos nutriam reservas contra o estabelecimento de seminários e institutos bíblicos. O medo era que as escolas teológicas enfraquecessem a fé dos cristãos. Mas algo estava prestes a mudar.

Quando correu pelo Brasil a notícia de que o Missionário Bernhard Johnson estava abrindo um instituto bíblico, as lideranças e a membresia concluindo que se o pregador usado por Deus para tantos sinais e maravilhas estava incentivando o estudo bíblico através de uma escola teológica, estudar sistematicamente a Bíblia não era ruim, afinal. As Assembleias de Deus iriam, finalmente, se lançariam ao estudo bíblico continuado.

45 anos depois, a visão celestial recebida pelo Pastor Bernhard Johnson continua a frutificar.

O fundador da EETAD já foi recolhido pelo Senhor, mas como a Palavra de Deus garante, um plantou, outro regou, porém é Deus quem dá o crescimento. E assim tem sido.

Uma família a serviço
do Reino de Deus

Bernhard Johnson Senior chegou ao Brasil na década de 1940. Acompanhado de sua esposa, a Missionária Antonette, e dos filhos Miriam, Myrtes, André e Bernhard Johnson Jr., ele iniciou um ministério de evangelismo e pastorado que, após três gerações e oito décadas, tem na EETAD um de seus maiores frutos.

Os trabalhos desta família renderam desde a fundação de igrejas, incluindo a primeira convenção estadual das Assembleias de Deus em Minas Gerais (COMADEMG), até a criação da mais tradicional escola teológica pentecostal do Brasil, a EETAD. Ao longo de tantos anos, várias outras iniciativas foram criadas, como a ABEM, o ICI (atual Escola de Evangelismo e Discipulado) e as clínicas médicas (ação de assistência social atendeu regiões carentes do Brasil com mutirões médicos e campanhas evangelísticas).